segunda-feira, 1 de agosto de 2011

GREVE JÁ

Um grupo de funcionários da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza um protesto, na manhã desta segunda-feira (1), em frente à entrada do campus A.C. Simões. Os portões foram fechados, impedindo a entrada de veículos e de coletivos levando estudantes. Hoje, seria o primeiro dia de aula depois das férias de julho.
Devido ao fechamento dos portões, há um grande congestionamento na rodovia BR-104, em frente ao campus e ao Hospital Universitário. As filas de carros chegam as avenidas Durval de Góis Monteiro e à Via Expressa.
Segundo alunos, apenas alguns professores conseguiram chegar ao campus, depois de deixarem seus veículos no Hospital Universitário. No entanto, como os funcionários estão em greve e os portões da universidade estão fechados, não deve haver aula nesta segunda-feira (01), pelo menos no período da manhã.
O protesto também prejudicou algumas linhas de ônibus urbanos, cujos terminais funcionam dentro da Ufal, como a Cidade Universitária/Ponta Verde e a Ufal/Ipioca. "Os ônibus não conseguem entrar ou sair na Ufal", disse uma aluna da universidade aoTudo na Hora.
Segundo os grevistas, a categoria pede reformulação do Plano de Carreira e aumento salarial. Eles criticam ainda a tentativa do governo federal em congelar incentivos à qualificação e defendem a ampliação do percentual de qualificação para todas as categorias, bem como o reajuste de benefícios como transporte, alimentação e creche. Outra reivindicação é pelo reposicionamento dos aposentados e racionalização dos cargos da carreia.
O coordenador-geral, do Sintufal, Samuel Correia, explicou que, às 11 horas, os servidores devem fazer uma assembleia na entrada do campus para decidir se continuam o movimento no período da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário