quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CONVOCATÓRIA AO I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SINDSCOPE

Companheiros,



Nesse centenário da instituição da Rede Federal de Ensino, nos reunimos em nosso organismo de classe, para discutir a educação que temos oferecido à sociedade, partindo de uma perspectiva propositiva, não reativa, como infelizmente costumam fazer as organizações dos profissionais da educação em relação aos projetos apresentados pelo Estado.

Iniciamos no dia 16 de setembro o credenciamento para o I Congresso de Educação do SINDSCOPE, intitulado “Da classe pedagógica à pedagogia da classe”, com o propósito de avaliar, sob a ótica daqueles que no dia-a-dia assumem a tarefa de instruir nossos jovens e adultos, as condições de trabalho e os fins pedagógicos que pretendemos esposar. Nessa tarefa, cabe lembrar que o Colégio Pedro II antecede a fundação da própria Rede Federal, tendo, portanto, uma história que se confunde com a trajetória do povo brasileiro e da educação no Brasil.

Essa tradição, antes de favorecer nossa tarefa, obriga-nos a uma maior responsabilidade, na medida em que nos oferece, como herança, traços significativos e evidentes de modelos conservadores e autoritários, traduzidos, por exemplo, no distanciamento flagrante entre docentes e técnicos administrativos no seio de nossa comunidade. Suprimir essas diferenças constitui uma das tarefas do nosso sindicato, cujo trabalho deve visar, sempre, à aproximação fraterna e profissional entre os servidores dessa casa e entre estes e nossos alunos.

Fugindo ao tom comemorativo desse centenário, postulamos uma reflexão cuidadosa acerca da trajetória da Rede Federal de Educação, instituída pelo Presidente Nilo Peçanha como estratégia de desarticulação dos trabalhadores organizados, que encontraram na fundação de suas escolas autônomas, uma maneira de aglutinar a classe trabalhadora em prol da revolução social e de sua própria emancipação.

Portanto, nesse ano em que se completam cem anos da condenação à morte do educador espanhol Francisco Ferrer y Guardia, assassinado pelo Estado espanhol por formular um projeto de educação emancipatória avesso aos interesses do Capital e do Estado, seu arrimo, compete-nos resguardar as instituições federais de ensino da ameaça liberal a qual o Estado pretende nos submeter, lutando contra o processo de privatização, pela auto-gestão e por uma educação que exercite não só a memória e a habilidade de nossos alunos, mas acima de tudo seus espíritos, para que compreendam e somem esforços na direção de uma humanidade mais avançada, capaz de emancipar a todos sob os auspícios de um sindicalismo revolucionário que consiga conectar educação e revolução social.



Atenciosamente,





Comissão Organizadora do I Congresso de Educação do SINDSCOPE


================================================


I Congresso de Educação do SINDSCOPE

Educação Emancipatória: da classe pedagógica à pedagogia da classe.



(16/09/2009 – quarta-feira)
Palestra Preparatória e Início do Credenciamento
18h – 21h José Pacheco (Professor aposentado e ex-Diretor da Escola da Ponte/Portugal. Autor de inúmeros livros como ‘Sozinhos na Escola’ e ‘Quando Eu For Grande, Quero Ir à Primavera’).

(28/10/2009 – quarta-feira)
Palestra de Abertura: Educação Emancipatória

18h – 21h Dr. Gaudêncio Frigotto (Professor da Uerj, representa o Brasil no Clacso. Autor e co-autor de mais de 20 livros dentre eles ‘A produtividade da escola improdutiva’ e ‘Educação e a crise do capitalismo real’).



(29/10/2009 – quinta-feira)
8h – 11h Mesa: Experiências no campo da educação emancipatória
- Francisco Ferrer y Guardia e a Escola Moderna de Barcelona
Dr. José Damiro (Professor da UFVJM/MG. Pesquisa e produz textos sobre temas relacionados a Educação, Anarquismo e Educação Permanente).

- Fernand Pelloutier e a politecnia da aprendizagem
Dr. Sílvio Gallo (Professor da Unicamp é autor e co-autor de cerca de 15 livros).

13h – 16h Mesa: Currículo e Avaliação
Dr. Zacarias Gama (Professor da Uerj. Publicou livros, artigos e capítulos de livros versando sobre Avaliação, Políticas Públicas, Educação Superior entre outros temas).

Drª Gelta Xavier (Professora da Uff. Pesquisa currículo e temas correlatos. Produzindo diversos trabalhos sobre a área).



16h – 17h Sistematização das propostas

(30/10/2009 – sexta-feira)
8h – 11h Mesa: A formação dos trabalhadores da educação
Drª Maria Ciavatta (Professora da Uff e da Uerj. Pesquisa temas relacionados as relações entre Trabalho e Educação, História e Historiografia, etc. Escreveu e organizou várias publicações sobre estas e outras temáticas).

Drª Maria Inês Bonfim (Professora Uff, exerceu diferentes cargos em instituições de ensino. Pesquisa principalmente temas relacionados ao trabalho docente).




13 – 17h Mesa: Modalidades, Acesso e Permanência
Paulo César Pereira (Presidente do Conselho Nacional dos IFETs e Diretor do IFG).
Drª Jaqueline Ventura (Professora da Uff. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão em EJA. Foi Coordenadora Pedagógica da EJA na Rede de Niterói/RJ, de 2002 a 2005).


16h – 17h Sistematização das propostas


(31/10/2009 – sábado)
8h – 10h Perspectivas Emancipatórias
Drª Lúcia Neves (Professora da Epsjv/Fiocruz. Professora aposentada da Ufpe. Autora e organizadora de livros dentre os quais ‘Educação e política no Brasil de hoje’ e ‘Brasil ano 2000: nova divisão de trabalho na educação’).


10h – 13h Plenária de encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário